segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fatores emocionais e a minha história alérgica

Ao contrário da maioria das pessoas com esse problema, que já apresentam sinais desde a infância,  minha dermatite atópica se manifestou depois de adulta, após minha gravidez (e após a tal alergia da gravidez). Isso foi no final de 2010.O diagnóstico de dermatite atópica veio apenas em abril de 2011, depois de muitas tentativas frustradas e de uma crise alérgica que me fez parar no hospital.

Naquela época fui a diversos médicos em busca de respostas (dermatologisas, alergista, clínico geral). Todos eles disseram que a causa da minha alergia poderia ser "emocional". E pronto.
Quando eles falavam que era de causa emocional, eu sempre tinha a impressão que estavam querendo dizer: "então é problema seu".

Acredito sim que várias doenças tem causa emocional e naquela época eu estava voltando a trabalhar depois da licença maternidade que, é claro, tem um enorme peso emocional associado.

Porém, na minha concepção sempre muito prática e racional, aquela não poderia ser a única explicação, afinal milhares de mães voltam ao trabalho todos os dias e nem por isso ficam cheias de bolhas e feridas. Além do que, "problemas emocionais" TÊM CURA.

Bem, já que falaram que a causa era emocional, fui atrás dos profissionais que poderiam achar a solução para o meu problema: uma psicóloga e a uma psiquiatra. Como eu já disse, eu sou uma pessoa extremamente racional e objetiva, então quem me conhece sabe que procurar terapia me colocava no auge do desespero, mas eu fui.

A psiquiatra me receitou um remédio controlado para acalmar. Não tomei. Estava amamentando e fiquei com medo dos efeitos colaterais do remédio em mim e no bebê. A psicóloga começou a escarafunchar  meu passado e presente em busca de respostas para uma crise emocional que pudesse desencadear algo daquele jeito.
Na minha opinião, ela não achou. Fiz as sessões que estavam cobertas pelo meu plano de saúde e parei. Não sei se eu não me identifiquei com a profissional ou se terapia realmente não é para mim, pelo menos não nesse momento da minha vida.

Finalmente em abril de 2011 encontrei meu "anjo da guarda", a alergista Dra. Patrícia Barros, que me diagnosticou a dermatite atópica, me receitou os testes de alergia e os medicamentos adequados. Tive que tomar antibiótico por duas semanas, pois minha pele já estava totalmente infeccionada.

Mas enfim, o objetivo desse post é mostrar indignação com os médicos que afirmaram que a minha alergia era "emocional", sem receitar um teste sequer de alergia ou levantar outras possibilidades. Não estou negando a influência dos fatores emocionais na dermatite atópica, o que já está mais que comprovado, só acho um absurdo os médicos quererem que você "se vire então com seus problemas que a alergia passa".

 Minha mão, no auge da alergia.... isso pode ser só emocional???
 Minha mão hoje completamente sem lesões (esmalte sem formol, é claro)

11 comentários:

  1. Eu tenho verdadeiro ódio quando me falam : "Mas isso não é emocional?".
    Não é possível minha cabeça ser tão doida que deixa meu corpo inteiro ou em carne viva,minando água,ou descamando como uma cobra...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernanda. Eu tô começando a me desesperar. Meu filho tem 10 anos e está com dermatite. Ele fica com a pele exatamente assim, descamando, vermelha, coçando, ressecada, tem lugares q racham e até sangram, a cabeça enche de uma crosta grossa como se fosse uma caspa, e isso enfraquece o cabelo q termina caindo um pouco. Já fui a 3 dermatologistas e ele está com acompanahmento psicológico. Isso já vem rolando desde setembro do ano passado, ele nunca tinha tido isso antes. Só melhora e fica com a pele limpinha qdo toma prednisona, mas a gente sabe q não pode tá tomando corticóide direto. Enfim, tô perdida, sem saber o q fazer. Adorei esse espaço pro meu desabafo. Só sabe quem passa. É horrível ficar ouvindo q é emocional.

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo,

    realmente é desesperador, vide a foto da minha mão aí em cima... eu fiquei com quase o corpo todo daquele jeito!
    A notícia animadora é que passa. Demora, é chato... tem que achar um profissional bom... MAS PASSA!
    Se estiver aqui na região do DF eu recomendo a minha alergista (tem uma postagem sobre ela). Ela é alergista e pediatra, talvez valha a pena tentar para o seu filho.
    As minhas dicas para crises graves como essa que eu tive são: ficar longe de qualquer tipo de cosmético e produto de limpeza, não usar amaciante nas roupas, deixar a casa sem poeira (nada de vassoura, tapetes, almofadas e afins) não comer as coisas que pioram a alergia (chocolate, suco de laranja/abacaxi/limão, tomate, clara de ovo, corantes, conservantes...). E claro, um bom acompanhamento médico para passar os remédios certos.
    Boa sorte na procura do médico, não desista!!! Desejo que a crise de seu filho passe logo. VAI PASSAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe não ter me identificado, mas não sei usar muito bem esses recursos. Meu nome é Barbara e sou de Recife. Meu filho chama-se Vinícius. Agradeço pelas suas palavras, elas confortam. Vou ler cada vez q ele entrar em crise, como está agora. Vou procurar fazer testes de alergia tb. Não sei se há alguma ligação, mas...a gente fica querendo tentar de tudo, achar uma explicação, uma solução, enfim, é bem difícil tanto pro paciente quanto pra família. Obrigada!

      Excluir
    2. Olá Barbara,
      espero que o Vinícius já esteja bem melhor hoje :)
      Que bom saber que o blog ajuda algumas pessoas, fico muito feliz.
      Um abraço,

      Excluir
  4. Olá, Fernanda!
    Meu nome é Daiana e também já tive uma crises violentas. Os médicos me diziam as mesmas coisas: que tudo era emocional. Passavam corticóides e remédios para "melhorar o meu emocional" Tudo piorava. Até fiquei pior emocionalmente mesmo, pois realmente a mensagem que passavam era que o problema era meu. Foi um sofrimento. Depois de um ano fiz o teste de alergia e finalmente estou controlando. Ficaram algumas marcas, mas estou tratando. Tudo ficou melhor. Bom , olhei a foto de suas mão e o comentário de que você estaria usando esmalte sem formol. A minh alergia é à KATHON CG e a tolueno (substancia utilizada em esmaltes). Será que pode me fornecer a marca de esmalte que você usa? Desde já agradeço muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana, tudo bem?

      Obrigada pelo seu relato no blog, realmente essa coisa do "emocional" é complicada! Que bom que está melhor.

      Então, eu tenho alergia ao formol puro, e não ao tolueno, por isso não sei se vc poderá usar os mesmos esmaltes que eu. Eu posso usar qualquer um da linha Colorama (apenas os esmaltes - os finalizadores, fortalecedores e coisas do gênero não posso).
      Também já usei os da Alergoshop, que se não me engano vc poderá usar pois não tem tolueno. O problema é que duram pouco, então recomendo passar uma base por cima para firmar a cor (se vc puder usar a base, claro).
      Esse da foto especificamente é um importado que ganhei de presente da minha mãe, nunca vi aqui no Brasil.
      Acho que os da Alergoshop serão mais garantidos no seu caso!
      Um abraço,

      Excluir
  5. Olá, Fernanda, como vai?

    Tenho 23 anos e tenho DA desde sempre.
    Em algum outro post vc citou que tem alergia a ácaros, que é o meu caso.
    Faço tratamento com vacina desde 2010, mas não observo melhora na pele (só a rinite respondeu ao tratamento).
    Queria saber como vc administra a alergia a acaros... Na foto, a sua mão está completamente "limpa", eu não sei o que é não ter lesões... Suas lesões desaparecem por completo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Julia! desculpe a demora na resposta, passei um período afastada do blog.
      Eu sempre fico até 99% sem alergias... sempre sobra alguma bolinha para não garantir o 100%!!
      Porém, esse 99% é a exceção... principalmente nas mãos, é raro estarem sem lesões.
      Eu não tomo vacinas para ácaros não... controlo mantendo minha casa sempre limpa e sem cortinas/tapetes/estofados etc. Fiz uma postagem sobre isso aqui no blog também.

      Infelizmente só temos controle sobre nossa casa... quando viajo escolho hotéis que parecem mais limpos e sem carpetes, mas mesmo assim não é garantido.... No meu trabalho solicitei que não varressem, então só passam pano molhado (a vassoura espalha o pó pelo ar)... também troquei minha cadeira por uma de couro... e assim vamos levando!!

      Se tiver mais dúvidas estou por aqui
      um abraço,

      Excluir
  6. Meu filho de 3 anos sofre demais com a dermatite até hj não consegui achar um dermatologista ou alergista que me ajude sofro demais junto com ele sem contar as pessoas com preconceito.

    ResponderExcluir