quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Alérgico deveria ter direito a excesso de bagagem

Comecei hoje a fazer as malas para a minha viagem de férias (praia com bolinhas, lembram?).

E comecei justamente pelo "kit alergia de viagem" (sim, tenho que classificar esse como "de viagem", pois também tenho o "kit de alergia diário").

Ao ver a quantidade de coisas relacionadas com alergia, percebo que estou gastando uma parte considerável da minha cota de bagagem para viagens aéreas.

Vejam a listinha:

- Protetor de colchão anti ácaro;
- Capas anti ácaro para os travesseiros;
- Lençol e fronhas (eu levo o meu, pois não sei com que sabão eles lavam o do hotel);
- Luvas de borracha (vai que eu preciso lavar alguma coisa);
- Um pote com um pouco do meu sabão em pó inofensivo;
- Toalha;
- Antialérgicos de todas as marcas e modelos;
- Cetoconazol (para a pitiríase rósea - não está adiantando nada, mas tenho fé);
- Pomadas (umas 5 variedades);
- Esparadrapos e gaze (caso apareçam bolhas nas mãos ou pés. Felizmente faz tempo que elas sumiram);
- Tesoura para cortar a gaze;
- Protetor solar importado, pois todos os nacionais tem propilenoglicol;
- Hidratante, sabonete, shampoo e condicionador (usar aqueles de hotel de procedência duvidosa? nem pensar!);

- Camiseta de manga comprida para casos de stress total;
- Maiô e saída de praia de manga comprida (itens incorporados ao kit devido a situação emergencial - snif...).
 -.... e só!

Acharam exagero?

Sinto muito, mas já que alergia tem tantas coisas inexplicáveis, prefiro ter controle total sobre as variáveis que estão ao meu alcance

Apesar de tudo, férias chegando! (Imagem Google)


8 comentários:

  1. Caramba ! ! !
    Era bom ter direito a excesso mesmo! Mas o pior de tudo é arrumar a cama e controlar a camareira p/ não passar nenhum produto que lhe agrida no quarto e no banheiro.
    Vá com fé que vc vai melhorar, segundo "aquele" médico é td emocional.kkkkk
    BJsssssssssss boa viagem
    sogrinha

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernana!

    Sou Daniela, mãe de uma menina que tem D.A. Sei bem como você sofre, porque sofro junto com minha filha. Já comprei tudo quanto é creme, corticóide tópico, elidel, protopic, antialérgico via oral, mas nas épocas de crise nada melhora.
    Inclusive nesse mês de fevereiro tive que entrar com corticóide oral porque as lesões estavam no corpo todo, incluindo olhos, boca, ânus... É uma coisa de louco!
    E detalhe, ela fica manchada! Sabe aquelas manchas de "pano branco"? Pois ela está toda dispigmentada.
    Quais cremes você usa e sabão em pó para lavar as roupas?
    Vou listar aqui os hidratante corporais que já usei nela:
    - atualmente:
    * cetaphil restoraderm loção (mas esse arde, só uso quando a pele está sem lesão).
    * cetaphil creme hidrante (o de pote redondo) - esse é o UNICO que não arde.
    - Já usei:
    * fisiogel AI (ardeu muito)
    * fisiogel loção rosto / corpo (tb ardeu muito)
    * avène trixéra creme emoliente (esse não ardeu, mas não achei que fez tanta diferença)
    * lipikar baume (ardia menos, mas era bem gorduroso e não achei também que fez tanta diferença)

    Evito c/ que ela use sabonete nos banhos, geralmente uso só água mesmo. Quando precisa de sabonete, uso o cetaphil restoraderm sabonete líquido (mas não achei grandes coisas, além de ser fedido).
    Ela teve alergia alimentar quando bebê. Não sei se isso pode estar influenciando a DA dela.
    Limpo a casa exclusivamente com água e detergente (bem pouco) e depois enxaguo.
    Nas roupas uso sabão em pó normal e não uso nenhum tipo de amaciante.
    Já notei que o xampu que uso nela faz dar coceira no corpo dela. O pior é que não sei qual usar que não dê.
    Os médicos que já levei ela sabem menos que eu sobre DA. É muito difícil isso.
    E pra completar ela tem hiperplasia adrenal congênita, que é uma deficiência de uma enzima que faz com que ela não consiga sintetizar normalmente os corticóides endógenos, então creio que isso também afeta o grau de exacerbação alérgica.

    Gostaria se possível, que você me indicasse os cremes que você usa e o sabão em pó que você disse.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dani Cano!

    Obrigada por compartilhar a situação da sua filha, espero que ela fique boa logo. Realmente nas épocas de crise tudo é paliativo, estou passando por uma agora e dá vontade de arrancar a pele fora.
    A minha pele também ficou com manchas brancas depois da minha maior crise, depois de alguns meses voltou ao "normal" (se é que posso classificar minha pele nessa categoria rs).
    Aqui vai a listinha das coisas que eu uso:
    - Hidratante: uso o Fisiogel AI, mas realmente ele arde quando a pele está muito machucada. Nesses casos eu troco pelo Dersani - ele é um óleo e muito gostoso de usar, não arde nada. O único porém é que mancha as roupas, mas sinceramente esse é o menor dos problemas no nosso caso. Também uso soro fisiológico, que alivia bastante e é salvador em casos de stress.
    - Sabonete: uso o Jonhsons baby de mel glicerinado (meu preferido mas nem sempre encontro) ou o de óleo de amêndoas;
    - Shampoo e condicionador: são poucos que posso usar, devido aos componentes que tenho alergia. Atualmente estou usando o Fructis para cabelos normais e "liso absoluto", mas não são todos dessa marca que posso usar (sempre leio o rótulo);
    - Sabão em pó: uso o GeoEcológico NEUTRO ou AZUL e nada de amaciante. Esse sabão é bem inofensivo e não deixa cheiro. Não é sempre que acho em Brasília, então compro vários de uma vez.
    - Produtos de limpeza: minha casa é limpa com álcool (quase tudo), Veja e detergente na cozinha e banheiros. Tudo em pequena quantidade e eu não passo nem perto sem luva.

    Sua filha já fez o teste da dermatite de contato? Pq se ela está se coçando com shampoo e sabonete talvez tenha algum ingrediente específico que ela deva evitar.
    Se morarem em Brasília posso indicar a minha médica, que é alergista E pediatra E alérgica (estou devendo uma postagem com os contatos dela).
    Boa sorte com a pequena :)

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, sou de Goiânia.

    Então, o dersani eu tb já havia passado nela. Mas igualmente ardeu muito. Ela chorava demais, então lavei e não usei mais. =/
    Acho que vou tentar usar na pele boa p/ evitar as crises, e nas crises continuo c/ bepantol + cetaphil creme (pote).
    Sobre o shampoo, vou tentar comprar um da A-derma que vi no site deles, quem sabe ele não evita essa coceira, né? Pq ficar sem usar sabonete tudo bem, mas sem lavar o cabelo aí já é demais, né? haahahah
    As manchas dela não saem, não sei porque. Estão pelo corpo todo e nem sinal de saírem. =/
    Esse sabão é muito bom, já usei ele também.
    Você já usou o sabão de cocô ralado dessa marca (geo)?? É uma maravilha!
    Nós já fizemos um teste de contato que pregava um tanto de adesivos nas costas. E não deu nada.
    No exame de sangue sempre dá IgG aumentada, mas não conseguimos achar a que se deve a alergia dela.
    E a alergia dela não se desenvolve rápido. Ela só se manifesta depois de vários dias após a exposição. Inclusive com os alimentos também era assim, aí fica quase impossível saber o que é.
    Mas vamos lutando que eu tenho fé que um dia isso melhora!

    Fernanda, desejo a você muita sorte e que essa crise acabe logo!

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani Cano,

      ainda bem que aquela crise passou para mim :)

      não sei se ainda lê o blog, mas gostaria de saber se sua filha está melhor. Se ler isto, dê um alô por aqui.

      abs,

      Excluir
  5. Gente, eu parei aqui por acaso procurando informações sobre dersivan e dermatite atópica (tenho bem localizada na nuca) e vi a troca de posts de vocês. Não sei se vocês lerão isso, mas quando morei na Espanha o dermato de lá me passou o Eucerin OleoGel de Banho pra eu usar como sabonete no local da dermatite e eu gostei muito. Não sei se tem esse produto aqui. Mas, sei que a marca Eucerin vocês encontram em várias farmácias.
    Claro que meu caso é bem menos grave que o de vocês. Às vezes uma "tomada" de sol já ajuda muito. Ah, e fiz luz pulsada (na Espanha) também e ajudou bastante.
    Um abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, vou procurar esse óleo da Eucerin, tenho outros produtos da marca. Obrigada!

      Excluir