quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sobre lavar as roupas antes de usar

O relato de hoje é para exemplificar o estranho (porém verídico) item 12 da última postagem, que trata de lavagem de roupas.

Naquela postagem eu falei que a alergia às roupas às vezes sem manifesta depois, e não enquanto estou usando a roupa.

Recentemente eu ganhei uma calça jeans e fiquei com preguiça de lavar antes de usar. Não lavei.
Usei o dia inteiro, feliz pela calça milagrosamente ter servido sem precisar de ajustes (obrigada mi).

Quando tirei para tomar banho, contudo, começaram a aparecer várias bolinhas na minha perna... e coçavam, como sempre.
Bolinhas na perna após tirar a calça jeans (nova e não lavada).
 
No caso de alergia a roupas, para mim,  um banho + hidratante costumam resolver, e foi exatamente isso que fiz. Claro que não faltou o olhar de reprovação do meu marido, quando eu falei que não tinha lavado a calça.... 

Isso já aconteceu várias vezes, por exemplo semana passada, quando experimentei uma roupa para o meu trabalho. Assim que tirei, o meu braço começou a coçar na hora - tive que ir ao banheiro lavar. (Ainda bem que a alergia deu no braço, imaginem eu lavando a perna no banheiro do trabalho!! Nem morta, ia tomar antialérgico).

domingo, 26 de agosto de 2012

Algumas verdades - lavagem de roupas de alérgicos

Eu já havia falado um pouco sobre alergia a sabão em pó nessa postagem, mas reuni algumas dicas pessoais sobre o assunto:

1) Sua vida não muda absolutamente nada se vc não usar amaciante;


2) Suas roupas também não;


3) Sabão de côco não é tão inofensivo como proclamam alguns (eu não passo nem perto);

4) A quantidade que vc precisa de sabão em pó e infinitamente menor do que o que diz na embalagem e infinitamente menor do que o compartimento para sabão na máquia de lavar, mesmo no nível alto;

5) É chato, mas é bom lavar todas as roupas antes de usar;

6) O fato de usar uma roupa e não ter alergia não significa que vc não tem alergia a determinado sabão. Às vezes nossa pele está "menos sensível" e reage menos ao contato;

7) Sempre ter usado o mesmo sabão não é motivo para descartá-lo da lista das possíveis causas da sua alergia. Podemos desenvolver alergia de produtos que já usamos rotineiramente;

8) Mesmo com um sabão inofensivo, não custa nada usar luvas para lavar roupas à mão. Para quê dar chance ao azar, não é mesmo?

9) A alergia ao sabão em pó se manifesta mais quando vc usa a roupa por mais tempo. Por exemplo, a chance de o lençol dar reação alérgica é maior do que o da toalha, pois vc fica mais tempo em contato com o lençol;

10) A não ser que a sua pele esteja extremamente sensível, enxugar as mãos rapidamente com uma toalha desconhecida provavelmente não vai dar alergia;

11) Sua família próxima (filhos, marido/esposa) deverá usar o mesmo sabão que vc;

e a última:

12) Às vezes a alergia ao sabão não se manifesta enquanto vc está usando a roupa, mas logo após vc tirá-la (eu, sei, não faz sentido, mas juro que comigo é assim na maior parte das vezes).

Enfim, são esses itens que lembrei até agora, alguém também tem dicas sobre lavagem de roupas e alergia?

Sabão em pó
Essa quantidade aí é o que eu chamo de "infinitamente maior do que o necessário".... (Imagem Google).

sábado, 25 de agosto de 2012

Fernanda Lima usa produtos hipoalergênicos


Pausa para um momento fútil no blog.
__________________________________

Nós, mulheres alérgicas, ficamos nos remoendo por não poder usar este ou aquele produto.

Enquanto isso, a Fernanda Lima está usando CETAPHIL (sabonete) e FISIOGEL (loção) com recomendação de sua dermatologista. Quem quiser conferir, veja a reportagem aqui.

Chega de lamentações por não poder usar marcas francesas maravilhosas, os produtos hipoalergênicos podem nos fazer muito bem também.

Pronto, momento CARAS finalizado. (Perdoem-me homens leitores por esta postagem, mas não resisti)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alergia no dedo - a lenta cicatrização

Como eu já disse algumas vezes, ter alergia requer uma boa dose de paciência.

Desde junho que estou tratando dois dedos (vejam a primeira postagem aqui). Já passei uns 5 tipos diferentes de pomadas, e, quando parece que está melhorando... volta tudo de novo.

Atualmente estou na fase do "acho que agora vai", mas depois de tanto tempo passando pomadas, a pele ficou toda rachada e dói.

Não estou reclamando não, sei que faz parte da cicatrização, mas olha que desconfortável:
Pele rachada.... haja paciência!

Continuo tentando descobrir a causa, alguém tem bola de cristal aí?








sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dermografismo

Dermo (pele) + grafismo (escrita) = não é nenhum tipo de tatuagem ou forma de arte.

Eu definiria como uma reação que faz com que o atrito deixe uma marca inchada e que coça na pele.

Se você passar a unha na pele normal, verá que aparece um "rastro" esbranquiçado por onde a unha passou, que desaparece quase imediatamente. No dermografismo, a região arranhada incha, esquenta e coça. Dura mais ou menos meia hora, depois some. (Meia hora não é um tempo tão rápido quando vc tem isso não).

Já tive crise de dermografismo uma vez e a alergista associou a alguma alergia alimentar (até agora não descobri do quê). Cheguei a ficar parecendo um "tigre" nos momentos de crise. A sensibilidade era tão grande que eu ficava marcada mesmo ao encostar em cantos de mesa e outras coisas corriqueiras. Tomei vários dias de antialérgico e passou.

Nunca mais tive dermografismo de forma exagerada, mas tem dias em que a minha pele está mais sensível e aparecem algumas reações semelhantes. Nada muito incômodo, mas é bom observar os sinais da própria pele e ficar atenta a possíveis perturbações.

Nesse dia da foto eu tinha acabado de mexer em um armário cheio de casacos de lã que não uso faz tempo (= ácaros). Logo em seguida percebi que a minha pele estava assim - essas marcas são locais em que eu encostei na ponta da prateleira.
Vejam as marcas inchadas na horizontal. Isso foi apenas de encostar na quina de uma prateleira.
Minha receita pessoal para essas pequenas reações é: lavar, passar hidratante e esperar. Nesse caso REALMENTE é bom não coçar, pois as unhas farão outras marcas parecidas, começando um ciclo que só vai parar com antialérgico.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Alergia a pasta de dentes

Hoje li o rótulo da pasta de dentes que meu marido comprou para meu filho (sim, dessa vez foi culpa do marido, pois eu sempre leio todos os rótulos...) e, pasmem, tem FORMOL na composição. Isso mesmo, uma pasta de dentes infantil com formol. Claro que deve ter passado por vários testes e aprovações para poder ser comercializada, mas não compreendo como se pode oferecer algo com formol para uma criança, que frequentemente engole a pasta de dentes, por sinal. 

Composição da pasta de dentes infantil com formol ("formaldehyde", em inglês). Obviamente que meu filho não usará essa pasta.

Enfim, isso me lembrou de quando passei meses com a boca formigando, sem saber que era a bendita pasta de dentes que estava causando o problema. No meu caso, a pasta tinha propilenoglicol, e não formol (se não provavelmente já estaria sem dentes, já que a minha alergia ao formol é gravíssima). Para quem não sabe a que eu tenho alergia, leia aqui.

Tudo começou após uma visita ao dentista e uma inevitável anestesia. No dia seguinte eu ainda estava sentindo a boca formigando, típico de anestesia passando o efeito. Lembro de ter comentado na época que a anestesia estava demorando para passar, mas provavelmente foi ela que me sensibilizou ao componente da pasta de dentes. 

Pois bem, a tal da anestesia não passava semana após semana, e eu com a boca formigando. Nada desesperador, se não teria procurado um médico, mas incômodo e esquisito. Comecei a pensar que eu tinha alguma doença estranha e cheguei a procurar no Google sobre doenças com esse sintoma, ainda bem que não achei nada específico.

Até que eu fiz o teste de alergia e comecei a "inquisição" na minha casa, lendo os rótulos de todos os produtos que eu usava e separando tudo que não poderia mais usar. (Essa questão da separação dá uma postagem à parte, qualquer dia falo sobre ela.).

A pasta de dentes foi uma das condenadas, pois tinha propilenoglicol. Troquei de pasta e minha boca voltou ao normal.

Incrível como tudo parece óbvio DEPOIS que vc descobriu a causa da alergia.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Um bom hidratante às vezes basta para algumas alergias



Essa é a minha constatação pessoal depois de passar por tipos variados de alergias: dependendo do caso, um banho seguido de um bom hidratante são suficientes para resolver.

Na semana passada apareceram dois focos de alergia no meu rosto. Até que me considero uma pessoa paciente com as minhas alergias... mas no rosto... tolerância ZERO! Não dá para olhar no espelho e ignorar.
Minha primeira medida, apesar de não gostar, foi passar um bom corticóide antes de dormir.

No dia seguinte.... nada aconteceu! A alergia estava lá, firme e forte. Antialérgico também não resolveu.

Humildemente, passei o Fisiogel esperando um milagre e, para meu espanto... a alergia SUMIU! Acho que ela era desencadeada pela pele seca, simples assim. Às vezes as coisas são mais fáceis do que parecem.

Já tinha notado que banho+hidratante eram suficientes em outros casos, como nesse exemplo:  após retirar meia calça sempre aparecem umas bolinhas na minha perna... se coço, espalham pelo corpo todo. Relaciono isso à meia calça, que aperta a pele e causa algum tipo de reação. Nesse caso, para mim basta tomar um bom banho, passar imediatamente o hidratante, colocar uma roupa confortável (preferencialmente de malha) e esquecer o assunto- as bolinhas somem do jeito que vieram. 

Ressalto que a parte do "esquecer o assunto" é importante para esta minha técnica. Se eu ficar esperando as bolinhas sumirem, olhando toda hora e cutucando, não funciona! 

Alguém mais tem uma técnica pessoal fácil para compartilhar?


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglBi5JaO4bf_yybk5X4TlY4xQ4Z1J6HPXjZ0ptW_jXTr0Dav6lk39NPwgTn5vE0mEXiGAC32Kf99Ny9f2MS-F7Ac1hSXaVvLUHirdb3qTzqteYkGvIOg21jbg_0uHPpkjKTJqnCCgyasI/s1600/desfiadanew.jpg
Em paz com a meia calça. Imagem daqui