sábado, 27 de outubro de 2012

Óleo de prímula, um bom artigo e a dermatite atópica

Eu já pesquisei bastante na internet sobre a dermatite atópica, e na verdade são poucos sites que trazem informações mais aprofundadas sobre a doença. Cansei de ler textos copiados e colados em várias páginas, sem nenhuma menção à fonte da informação (que feio gente, tudo bem copiar, mas é elegante e ético dizer de onde né?).

Achei um artigo particularmente interessante, da Faculdade de Medicina da USP, que pode ser baixado neste link para quem se interessar. O artigo descreve como se faz o diagnóstico da doença, o tratamento convencional (hidratante + antialérgico + corticóide tópico - nenhuma novidade por aqui) e tratamentos alternativos. Essa última parte que me interessou, pois normalmente os médicos não gostam de tratamentos alternativos.

Segundo o artigo, a dermatite atópica está relacionada a alguma deficiência de ácidos graxos, o que pode ser combatido/minimizado com a injestão de óleo de peixe ou óleo de prímula. Inclusive foram observados bons resultados por mães que estão amamentando, para tratar os bebês tenham a doença. Uma esperança para as mães que sofrem ao ver seus filhos com dermatite!

Eu comprei o óleo de prímula para testar e tomei por um mês. Não sei dizer se melhorou a minha alergia ou não (também não fui muito regrada para tomar as capsulas - sempre esquecia rs). Na verdade o artigo recomenda o tratamento de 8 a 12 semanas, logo eu deveria ter tomado por mais tempo para poder tirar alguma conclusão.

Estou pensando em voltar a tomar o óleo, pelo menos mal não fez!
Capsulas de óleo de prímula (Imagem Google).


sábado, 20 de outubro de 2012

Composição de produtos na internet

Comprar pela internet é cada vez mais comum. Na rede encontramos de tudo, de comida a carros, passando por artigos infantis, livros e qualquer outra coisa que se possa imaginar. Quem quiser, pode até fazer supermercado sem sair de casa.

Dentro dessa variedade enorme de produtos à nossa disposição na tela do computador, estão também,  obviamente, os cosméticos.



(Imagem Google)
Como já mencionei várias vezes por aqui, por causa da dermatite de contato preciso conhecer os ingredientes de um produto antes de me aventurar a comprar algo diferente (Nessa postagem falo sobre as substâncias que preciso evitar)

Na farmácia ou no supermercado podemos ler os ingredientes na embalagem. Eu sei, com uma certa dificuldade por causa das letras pequenas, mas a informação está lá.

Está lá pois deve ter alguma norma que obriga os fabricantes a informarem a composição de seus produtos na embalagem. Pelo que andei reparando, essa norma não se aplica às vendas pela internet.

Há pouco tempo queria pesquisar a composição do Leite de Aveia Hipoalergênico da Davene, pois foi recomendado por um leitor do blog. Para minha surpresa, não havia a informação nem no site do fabricante. Enviei um email para a Davene pedindo a composição e, pelo menos, me retornaram rapidamente.

Estou ciente que os alérgicos não são o público alvo de várias marcas e que 0,00001% da população se preocupa em saber o que está passando na pele. Mas enfim, nós existimos, consumimos, e temos direito de saber o que estamos comprando certo? Deveria ter alguma regra que obrigasse o fabricante a informar o que tem nos seus produtos para quem quiser comprar pela internet (pelo menos o fabricante, nem estou falando das farmácias e supermercados que revendem !)

Vou dar aqui meu ponto positivo para o Pão de Açúcar, pois apesar de não ser o fabricante, coloca toda a composição dos produtos que vende no site.

sábado, 13 de outubro de 2012

Que seja eterno enquanto dure? Não!!!

Nessa postagem, em junho, eu mostrei duas fotos do meu dedo inchado e escrevi ao final do texto que iria "colocar uma foto bonitinha quando melhorar".

Pois bem, estamos em outubro e até agora nada de fotos bonitinhas...

Não posso dizer que não melhorou (afinal murphy já nos ensinou que "sempre pode piorar"). Não está mais inchado, mas as bolhas continuam indo e vindo, especialmente em um dos dedos.

Já tive vários momentos de esperança: "Agora vai melhorar!" E dali dois dias vinham novas bolhas.

Bolha nova no dedo (início da semana).


Também já desisti de passar milhares de pomadas. Parece que o efeito delas não é muito diferente do efeito sem elas. A não ser que coce muito, não passo mais pomadas.

Continuo enfaixando o dedo quando está muito feio, para evitar que infeccione e também porque fica mais confortável.

Uma vez fui trabalhar com uns cinco dedos enfaixados, e um colega perguntou se eu era jogadora de volley ou alguma esportista rsss (Jogadora de volley??? com 1,60??).

Dedo cicatrizando mas com bolhas novas surgindo (final da semana).

domingo, 7 de outubro de 2012

Alergia na pálpebra

No início dessa semana tive alergia nas pálpebras. Apareceram primeiro umas bolinhas, depois foi inchando e coçando.
 Quando acordei no dia seguinte estava bem inchado, mesmo tendo tomado antialérgico. Essa semana, aliás, já tive que tomar três dias, hunf!
Pálpebra inchada. (Foto tirada à noite, de manhã estava bem pior)

Lógico que os primeiros suspeitos são os produtos que passamos diretamente no local, como a maquiagem, hidratante, sabonete e filtro solar.

No entanto, havia lido em algum lugar que alergia nas pálpebras é um sintoma de alergia a ESMALTE. Ou seja, de um produto que passamos na mão, e não diretamente no olho. O que faz bastante sentido, afinal sempre acabamos passando as mãos nos olhos em algum momento do dia, e por ser um local sensível, pode ser afetado mais facilmente.

O problema é que isso aumenta consideravelmente o número de produtos suspeitos.

Desconfiei de um esmalte "ultra brilho" que eu estava usando. Lembro que já havia tido alergia no rosto outra vez e estava com esse mesmo esmalte. Tirei na hora.

Hoje, após quase uma semana, já voltou tudo ao normal. Não posso afirmar com certeza que foi o esmalte, mas por via das dúvidas vou ficar sem usar o ultra brilho por um bom tempo.

Lição aprendida: não vamos condenar a maquiagem e o filtro solar logo de primeira!