terça-feira, 26 de novembro de 2013

Complexidade nas alergias

Cada alergia se expressa e se desenvolve de um jeito diferente. 

Como reação a uma mesma substância alergênica, algumas peles alérgicas formam bolhas grandes, outras formam bolhas pequenas, outras formam lesões secas, outras não formam lesão nenhuma, mas coçam mesmo assim. Por vezes temos a alergia de um aspecto, mas na semana seguinte ela já tem outra cara. Algumas pessoas se sensibilizam com quantidades minúsculas de um produto, enquanto outras toleram uma quantidade maior.

Algumas alergias são potencializadas pela alimentação, pela nossa situação emocional, pelo clima, pela genética, pela interação com outras substâncias... e a lista de fatores que pode contribuir ou amenizar uma alergia é enorme. 

Estou escrevendo isso pois em alguns comentários os leitores tentam entender a alergia como uma reação direta e objetiva a um único elemento. Exemplo: "já troquei o desodorante na semana passada e não melhorou!".  O tempo de melhora varia também de pessoa para pessoa.

Concordo que pode ser uma única coisa (como o desodorante), que está causando a alergia. Porém, em meio a tantas incertezas e desconhecimentos dos pacientes e também dos médicos, acho interessante "atacar por todos os lados".

Vejam alguns fatores que poderiam interagir e contribuir para atenuar ou agravar um quadro alérgico*:

- medicamentos que você toma ou tomou;
- tecidos de roupas, toalhas, lençóis, travesseiros (as suas e as de outros com que tem contato);
- materiais de equipamentos e mobiliários que você toca (metais, couros, toalhas sujas de mesas de restaurantes...);
- alimentos e bebidas (e a interação entre eles);
- perfumes;
- produtos de limpeza da sua casa, do seu trabalho, do seu meio de transporte;
- clima ou mudanças no clima;
- áreas com ar condicionado ou muito quentes/muito frias e as transições diárias de temperatura;
- sua situação emocional (ansiedades, medos, frustrações e tudo mais que é difícil de mensurar);
- cosméticos que você usa ou que as pessoas com quem tem contato usam (e aí a lista é infinita... sabonetes, pasta de dentes, shampoos, maquiagens....);
- poeira e mofo;
- hidratação da pele;
- exposição ao sol;
- permanência em piscinas e praia (e todos os produtos químicos e micro-organismos que lá frequentam)....

Agora imagine todos esses elementos sendo percebidos pela nossa pele e se relacionando de forma complexa no nosso organismo. Não é óbvio.

. Acho que essa imagem representa bem o conceito de complexidade e interação, apesar de ser uma figura voltada ao desenvolvimento de softwares  (Imagem Google).

Na época da minha grande crise, a alergista recomendou fazer uma limpeza geral na minha casa e no trabalho, cortou vários alimentos, pediu para mudar os tecidos das roupas que eu uso, além de fazer os testes de contato. Eu repito pois o tratamento dela foi um sucesso, apesar da disciplina necessária para todas as mudanças.

A ideia dessa postagem não é gerar paranoia, mas sugerir uma visão mais ampla da nossa alergia, especialmente quando o corte a um determinado produto "suspeito" não está resolvendo.

Uma ótima semana a todos!

*Observação: Assim como todas as outras informações no blog, esta lista é baseada na minha experiência pessoal como paciente e não tem como objetivo repassar recomendações médicas. 

25 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    Eu sou Ana e toda vez que leio seus textos eu penso: "nossa, parece que sou eu".
    Gente, como e sofro com minhas dermatites. Tenho a atópica e de contato..aliás, como vc mesma diz, muitas variações.
    Acho graça qdo vc diz que vai postar uma foto qdo estiver melhor...meus dedos nunca ficam bem. Minha mão direita é sempre inchada, coçando e feia; a esquerda é melhorzinha. Minhas axilas são escuras e ressecadas..além de coçar muito. E o meu pescoço....nossa. É triste, viu? Sem dramas, mas estou desabafando mesmo.
    Desde pequena que minhas articulações coçam, mas piorou tudo foi na fase adulta mesmo. As articulações estão bem, mas os locais que citei acima são terríveis.
    Tenho a impressão que existe um "inferno astral" da dermatite atópica. Do nada, sem explicações claras, piora tudo e muito. Eu estava relativamente melhor, qdo descobri que estou grávida de 2 meses. Precisei paam o Zyxem, allegra e as pomadas. Simplesmente, como um efeito rebote, no outro dia eu estava uma monstra. Meu marido se assustou qdo acordei. Olhos, boca, pescoço...vixe, um terror. Tirei fotos e marquei a alergo. Ela sente muito mas não posso usar os medicamentos e ponto final. Minha obstetra disse que eu coloque "compressa de chá de camomila". Eu ri. Ri alto dela. "Oh pai, perdoa, ela não sabe o que diz".
    Resumindo: estou como nunca. Péssima, mau humorada. Confesso que está comprometendo a alegria de estar gestante (meu segundo filho).
    Invisto em hidratantes caríssimos (sabemos o precinhos...) e sabonetes tb. Só.
    Hj, coçu tanto que fiz o que vc fez: álcool a 70. Fui no inferno e voltei, pq ardeu tanto (eu sabia que arderia), mas eu tive a impressão que melhorou um pouco.
    Pois é, é isso. Ainda preciso agradecer a Deus, pq existem doenças bem piores.
    Paciência.
    bjo.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana, sei exatamente do que vc está falando sobre a alergia da gravidez! A minha foi tão traumática que nunca tive coragem de escrever sobre isso no blog - prefiro nem lembrar! E os médicos falavam para não coçar (super fácil), passar hidratante e esperar pq depois q nascer melhora - Ah claro, e aí é só ficar mais 4 meses no desespero... como se fosse fácil... Só sabe quem passa por isso.
      No final uma boa dermatologista se sensibilizou pelo meu caso (chorei de desespero no consultório dela) ... e aí tomei corticóides mesmo. Foi o que salvou, infelizmente.
      Procure um médico que te entenda... e não um que te culpe por querer se tratar. Acho que o bebê sofre com a mãe estressada tb. Boa sorte Ana, passa por aqui depois para contar como vc está.
      abs,

      Excluir
  2. Ahhhh, complementando apenas para que saiba: já fz todos os exames do mundo! Nada de respostas. Fico feliz que vc tem descoberto as substâncias que tem alergia, pq é mais fácil evitar.
    Meus exames só acusam esmaltes. Só. Todos os alimentos estão de fora, todos os cosméticos, tudo tudo tudo. Nada aparece como alergênico para mim.
    Porém, sei que não posso usar qualquer maquiagem, somente as hipo e mesmo assim fico inchada. Ou seja: não uso. Não posso usar brincos, colares, perfumes, hidratantes cheirosos (somente os nossos , estilo sebo), etc. Afff, nem dá pra ser "mulherzinha" direito. Uso shampoo da Le Roche, cetaphil hidratante e sabonete (olho da cara!) e não uso perfumes nem pinto unhas..e nada de bijuterias. Somente uma bolinha douradinha para me diferenciar de um homem.
    A sorte é que meu marido, filho de 7 anos e minha irmã dizem que me amam assim mesmo. Rs rs rs...ai ai, viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Ana, os testes de alergia existem apenas para algumas substâncias... no resto ficamos na tentativa e erro! Falei sobre a alergia da gravidez no comentário aí de cima.
      Sobre o esmalte - vc já tentou colocar unhas postiças? eu coloco de adesivo de vez em quando, fica lindo.
      Ah, e em épocas tranquilas dá para misturar óleo de amêndoa no hidratante... aí fica um cheirinho gostoso pelo menos!! (um óleo mais puro possível é melhor.... e é bom tentar em um pedacinho de pele antes de passar no corpo todo)
      Se cuida!!!

      Excluir
    2. Oi Fernanda... Sou Ana, dos comentários acima. Fiquei com vontade de voltar aqui para escrever algo que me aconteceu: perdi o meu bebê. Fui fazer a USG de rotina e nada de batimentos. Estava com 10 semanas. Fiquei triste, era um filho muito esperado, num contexto todo favorável...coisas a vida.
      Mas, algo me chamou atenção: no dia que fui ao hospital fazer a curetagem eu já amanheci com a alergia melhor. Entranhei. Achei que deveria ser um tipo de "compensação divida". Tipo: "coitada, já perdeu o bebê, vamos dar um tempo na dermatite".
      Enfim, hoje, depois de dois dias, a pele está simplesmente SEM NADA. Estou inclusive me sentindo estranha, com medo de comemorar.
      Nossa...impressionante. Serão os hormônios? Por conta do fim da gravidez? Estranho!

      Excluir
    3. *quis dizer: "compensação divina"

      Excluir
    4. Oi Ana, fiquei triste com a perda do seu bebê... Mas acredito que tudo na vida tem um propósito e, no momento certo, entenderemos.
      Sabe que eu também já andei percebendo que a minha alergia pode ter relação com a fase hormonal? Vou ficar mais atenta.

      Excluir
    5. Obrigada...já estou melhor sim. Confio em Deus e em todos os seus "planos".
      E quanto a alergia....fez estilo "pegadinha do Malandro!" Deu uma trégua e está de volta. Tudo de novo... ai ai. Vâmo que vâmo.
      Bjo, querida.
      Ana

      Excluir
  3. Perfeito, Fernanda! Você deu conta de falar do conceito de complexidade de uma maneira bem clara. E cada dia é um dia na vida do alérgico, né? às vezes os cremes mais oleosos funcionam em um dia e não no outro, a loção é ótima quando a pele está mais tranquila, mas pífia quando está desidratada. e tem a ver com todos esses fatores diversos combinados.

    ResponderExcluir
  4. alguém aqui já ouviu falar ou toma esse medicamento que tem bilastina? fiquei curiosa http://www.medcomerce.com.br/distribuidora/noticia/novo-tratamento-para-rinite-alaergica-e-urticaaria-chega-ao-brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta! Eu não conhecia não ... Fiquei animada com o artigo! Ele é considerado superior ao Allegra e à cetirizina... Que eu já tomei bastante.

      Excluir
    2. Fernanda, fiquei muito curiosa, já ouvi pessoas recomendando! Outro achado é essa bolinha que dispensa sabão em pó. Se cumprir mesmo o que promete é uma excelente alternativa para quem tem alergia (e pelo que dizem durar compensa o valor salgado) http://www.penselarfun.com.br/super-bolinha-p1638

      Excluir
    3. Olha, eu tomei por cinco dias a Belastina, com prescrição do meu otorrino para tratar rinite. Tive reação alérgica (parece contraditório, né?) ao Alektos (Belastina), me causou febre (em torno de 38ºC), tontura, náusea, boca seca, aumento do apetite, desconforto gástrico (gases), fadiga e sensação de fraqueza (ou seja, eu fui a premiada a ter as reações incomuns que ocorrem em 0,1% a 1% dos pacientes, segundo a bula). Era para tomar por 10 dias, suspendi no quinto dia. Hoje é o sexto dia, e estou com dores no corpo, o nariz trancado, dor no fundo dos olhos por causa da sinusite e a rinite ficou do mesmo jeito, além dessa febre. Já verifiquei, não é dengue. Para mim não serviu, só piorou meu quadro.

      Excluir
  5. Toda semana eu melhorava e piorava, pelo menos conseguia controlar a coceira, mas o sistema nervoso piorava, pois pedia para coçar e eu não obedecia.
    Eu consegui melhorar a minha alergia, mas continuo na vigilância, usando luvas para lavar os pratos e tomar banho. Continuo com medo de senti novas alergias no futura, sejam elas as mesmas ou novas.
    O teste de alergia é fraco e o melhor é atacar de todos os lados, como Fernanda disse. Até o glúten pode ser vilão nessa história, porque, para quem tem intolerância acaba retendo toxinas no organismo. Aos poucos estou comprando cosméticos naturais em sites e ainda falta substituir algumas coisas. O mais difícil é meu cabelo, pois ele é crespo e pede cremes de pentear potentes para esconder o estrago de outras químicas. É claro que a cura não é uma receita de bolo e sendo assim, fico torcendo para que todas pessoas tenham sucesso no tratamento, pois para Deus nada impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, obrigada por todos os seus comentários e relatos no blog. Vc está ajudando muitas pessoas!!
      Te desejo um 2014 livre de alergias!!
      Abraços,

      Excluir
  6. OI, bom dia! Achei seu blog na internet... Eu também tenho urticária e tô descobrindo algumas outras alergias por agora. E junto com elas estou descobrindo o que posso ou não... Então. Eu gosto muito dos sabonetes em barra da natura. Os da linha tododia e os da linha ekos. Você teve alguma experiência de alergia com eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gabriela,
      Você perguntou a Fernanda, mas vou deixar a minha opinião também, porque sempre gostei de usar sabonetes da Natura. Talvez eu não tenha alergia a sabonetes comuns mas estou evitando ao máximo porque tem substâncias e perfumes sintéticos que não é saudável para a pele. Fiquei triste em deixar de usar da Natura, até recebia de brinde do bônus do cartão de crédito.
      Agora estou usando os sabonetes da loja Sal da terra, que são 100% naturais, ou se preferir tem o Fisiogel que Fernanda já comentou em outra matéria, e vende nas melhores farmácias.

      Excluir
    2. Assim como a Daniela, deixo aqui tb minha experiência com os sabonetes NATURA: acredito que, de fato, tenham algo na fórmula que causa muitos tipos de reações...pelo menos para mim. Tentei os sabonetes, óleos trifásicos (adoraaaava o de açaí!) e sempre fiquei mal, com placas vermelhas e coçando. Uso sem problemas o Cetaphil em barra, pois descobri que sabonete líquido e dermatite atópica não combinam!
      Fiquei um tempo usando os sabonetes da Granado (glicerinados), que são baratinhos, mas tb não tem o mesmo resultado do cetaphil (R$36,00 a barra maior). Caro, né,? Pois é o único que resolve. Logo em seguida: Cetaphil Restoraderm hidratante, que, além de cheiro de sebo, custa R$89,00. Essa combinação tem feito muito bem a minha pele, associado, claro, ao pimecrolimo nas áreas afetadas.
      Só para informação: pimecrolimo = R$120,00 e só tem 10mg/g.
      Complicadinho, viu?
      bjos
      Ana

      Excluir
    3. Olá Gabriela, Ana e Daniela. Eu gosto dos sabonetes da Natura também. Em épocas de paz, usei algumas vezes os da linha Ekos (Castanha, se não me engano) e Erva Doce. Porém, o problema da Natura é não informar os ingredientes na revista ou no site... então dependemos de olhar a embalagem para comprar (em referência à dermatite de contato, que eu também tenho). Portanto não arrisco, só compro olhando a composição.
      Com os que usei da marca, não tive nenhum problema alérgico... mas ressalto que só usei quando a pele estava tranquila.
      Granado eu não posso usar, pois tem um conservante que me dá alergia.
      Uso mesmo o Jonhsons Baby de mel e, vez ou outra, compro alguns diferentes.
      Grande abraço a todas!

      Excluir
  7. Meninas, bom dia!

    Gostaria de uma ajuda... Comprei o hidratante LOÇÃO CETAPHIL e pasmem, tive uma reação alérgica nas mãos e pés, como se fosse sarampo nas mãos e pés, bolinhas que formavam água, justamente onde passei... Vocês já virão falar de pessoas alérgicas ao CETAPHIL?

    Abraços e Muito Obrigada!


    Leslie Tesori

    ResponderExcluir
  8. Leslie, eu tb estou tendo isso, mas apenas coceira, sem bolinhas, e isso passou a acontecer depois que eu comecei a usar o Cetaphil. To indignada. Vc fez algum exame pra descobrir a qual substância dele vc é alérgica?
    Bia

    ResponderExcluir
  9. Leslie, eu tb estou tendo isso, mas apenas coceira, sem bolinhas, e isso passou a acontecer depois que eu comecei a usar o Cetaphil. To indignada. Vc fez algum exame pra descobrir a qual substância dele vc é alérgica?
    Bia

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho sofrido muito com cocheiras que são na verdade pinicações terríveis. Tenho alergia ao PPD,sulfato de níquel e cloreto de cobalto. Nada de tinta de cabelo, esmaltes, maquiagens pretas e estou reagindo até a algumas roupas escuras. Fico enlouquecida quando uso sabonete cetaphil. Só posso usar o Lipikar sugras e o hidratante Lipikar Baume ap. É o mais oleoso e para mim o que não dá reação. É estranho pq não consigo descobrir td que causa ou não a alergia. O banho sempre vem acompanhado de medo...

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Fernanda, tudo bom?
    Estou com uma alergia na area proxima aos olhos. Tudo começou com uma reação a um demaquilante. Depois, fiz alguns tratamentos tópicos com Corticosteroide. Mas sem sucesso. Passei em 2 dermatologistas e 01 Alergista. OS três pediram pra eu fazer o Teste de Contato (Padrão e Cosméticos). A minha dúvida é: Tem algum perigo eu fazer o teste mesmo ainda estando com a pele ainda um pouco lesionada (vemelhidão, ardência e as vezes coça)? Ou posso fazer mesmo assim? O Alergista disse que posso fazer tranquila. Mas to na dúvida se pode causar uma piora no meu estado (Já fiquei com inchaço nos olhos durante o processo, que já leva mais de 6 meses e tenho medo de voltar tudo novamente).

    ResponderExcluir